Sobre Nós

Artculando é uma empresa voltada para a promoção da educação e cultura, buscando através da articulação dos diferentes agentes que atuam nos setores educacional e cultural, incentivar o desenvolvimento de mecanismos de gestão cultural e educacional que contribuam para a inclusão sócio-cultural.

Através de projetos pedagógicos em educação formal e não formal, e de  produções artísticas a empresa visa atingir seus objetivos.

 
Em 2004 o grupo se reuniu para encarar os primeiros desafios, onde nossos diretores foram convidados a integrar a equipe que iria criar e gerenciar os primeiros projetos do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, a Nanoaventura e Oficina Desafio. A empresa foi oficialmente criada em 2006, em Campinas, com o objetivo de alavancar pesquisas, criação e execução de novos projetos de exposições, vídeos, jogos, espetáculos e outras formas de promover a inclusão sócio-cultural. Nos projetos realizados fomos responsáveis:
 Pela criação dos vídeos didáticos, roteiros de desafios tecnológicos, materiais de apoio para professores e alunos, treinamento de monitores;
 Realização de oficinas e treinamentos com professores da rede pública e particular, preparando os professores para condução de atividades extracurriculares, e em especial para utilização dos materiais didáticos de apoio da NanoAventura e Oficina Desafio;
 Avaliação e gerenciamentos de execução de projetos técnicos de infraestrutura, audiovisual, informática, elétrica, e climatização;
 Pelo gerenciamento pedagógico e operacional das atividades junto aos alunos visitantes do espaço do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, nas visitas realizadas nas escolas com o caminhão da Oficina Desafio, e na itinerância dos projetos pelo Brasil (Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, entre outras)
 Gestão dos agendamentos escolares, grupos especiais e visitação do público em geral;
 Produção de relatórios de avaliação e acompanhamento de visitantes para criação e implantação de melhorias de conteúdo, atendimento, ergonomia, etc;
 Somos certificados pelo Museu Exploratório de Ciências - Unicamp para gerenciar esses projetos fora do espaço do museu, como ocorreu com Nanoavetura, nas temporadas no SHOPPING MARKET PLACE/SP, na FIESP/SP, na GLOBALTECH/RS e no CATAVENTO CULTURAL E EDUCACIONAL/SP.
 
A relevância da execução destes trabalhos pedagógicos interdisciplinares, baseados em ciência com linguagem artística, e da demanda crescente por parte das escolas por praticas de ensino não formais, nos levaram a desenvolver o conceito projeto “CONTANTO ESTÓRIAS COM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA, cujo primeiro trabalho foi sobre o filósofo Grego Arquides, onde os alunos participantes são convidados a interagir com os atores-contadores de maneira lúdica que aguça a reflexão crítica.
 
No caso brasileiro projetos como este tornan-se cada vez mais necessários, devido a problemática do enfraquecimento do interesse pelas ciências da natureza entre os jovens, e ou ações de divulgação científica como esta podem minimizar o problema, assim a Artculando estabeleceu parceria institucional com o Labjor, Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp para vinda da Feira Cultural Empirika, evento bienal para a divulgação científica.
 
A primeira feira ocorreu em Salamanca, Espanha, em 2010, e a segunda em 2012 no Brasil, nas cidades de São Paulo, Campinas e Vinhedo. A Empírika 2012 foi organizada pela Artculando e Labjor/Unicamp, através de nosso convênio com a Fundação 3 CIN, da Universidade de Salamanca. Os apoios ficaram por conta da Fapesp, CNPq, Capes, Unicamp, e Instituto Sangari, com o patrocínio exclusivo do BNDES.
 
Grande parte de nossos projetos são envolvem atendimento de público, reuniões e outras atividades na cidade de São Paulo, assim em 2013 a Artculando inaugurou sua segunda sede, um novo espaço em São Paulo, que além de atender as atividades administrativas foi pensado para atendimento de público em um espaço próprio, criado para desenvolver e aprimorar nossas metodologias de ensino, focados em atividades científicas e culturais, associando artes cênicas, visuais com divulgação científica nas diversas áreas do conhecimento.
 
A nova sede amplia nossa capacidade de ação, dispondo de espaços multifuncionais que atendem também nossos parceiros. Nesta nova fase oferecemos cursos para crianças a partir de 4 anos, que envolvem raciocínio lógico, experiências, jogos, oficinas de teatro, ateliês de artes visuais, musicalização e muito mais, ensinando ciência e arte, um método inovador de aprendizado lúdico interativo focado no desenvolvimento da criatividade, do pensamento crítico e de habilidades cognitivas em crianças e jovens. A metodologia foi testada em projetos do Museu Exploratório da Unicamp, Catavento Cultural e Educacional e FIESP.
 
No novo espaço Artculando será desenvolvido o atendimento pedagógico vip para adolescentes em Matemática, Física e Química, cursos de atualização e interfaces para professores das diversas áreas do conhecimento, de interatividade entre artes cênicas e ciências da natureza, sobre captação de recursos e fomentos.
 
Nossos diretores estão capacitados para organizar feiras de ciências, gincanas pedagógicas e culturais, gerenciar produções executivas de exposições e eventos, atuar na captação de recursos, fornecer equipe na elaboração do projeto e também durante os eventos, negociar a locação de espaços, coordenar de montagem e desmontagem dos eventos, além de gerenciar o agendamento de escolas para visitação em exposições, museus e feiras de ciências. Os diretores da Artculando fizeram parte da equipe da Unicamp condecorada em 2009 com o prêmio RedPop de melhor projeto interativo da América Latina.