Musicalização e Ritmo

Neste módulo as crianças desenvolverão sua percepção sonora e de ritmos. Não só na própria música, onde contaremos com o uso de instrumentos musicais; mas também nos gestos e na oralidade.

Quando a criança manifesta de forma gráfica, sonora ou corporal o que está sentindo, o que conseguiu "pesquisar" (no sentido de captar ou perceber) no ambiente, chamamos de Garatuja.

Ao explorar materiais sonoros/instrumentos a criança pesquisa seu próprio corpo em relação a um ritmo, como quando batuca em um pandeiro; inclusive podendo usar o corpo como seu próprio material sonoro, como quando faz sons com a boca ou com os dedos.

Nas aulas de musicalidade procuraremos explorar as garatujas ainda conservadas pela crianças, e transforma-las em material artístico. Contando com um estúdio poderemos gravar as músicas compostas pelas crianças, embasadas no conteúdo apreendido nos cursos científicos.

Recomendações para os alunos

• Vir sempre com uma roupas confortáveis e asseadas para práticas no chão e de alongamento (jeans não)

• Trazer consigo um caderninho de anotações para comunicação com os pais.


Materiais Necessários

• caderno de desenho de 50 a 100 folhas.