Empirika

Realizamos a organização geral do evento no Brasil, coordenando contatos com instituições e órgãos governamentais no Brasil e exterior para celebração de convênios parceiros (Ministério das Relações Exteriores, Embaixada da Espanha, IAG e Estação Ciências USP, UFMG, entre outros). Na EMPIRIKA 2012 coordenamos a criação atividades para os estudantes e visitantes da feira, bem como coordenamos as ações de captação de recursos, além de assumirmos integralmente a produção executiva da feira em São Paulo, Campinas, Vinhedo e Valinhos. Pesquisamos desde os locais para realização de evento, necessidades de infraestrutura, até a montagem e desmontagem. Dentre as atividades que criamos destacamos o projeto de Lei Rouanet Ciência EnCena ( Espetáculos Einsten, Big Bang Boom e Contação de Estórias). Realizamos a produção da Pólis Empirika e Desafios Empírikos.

Descrição Técnica

A Empírika 2012 foi organizada pela Artculando em conjunto com o Labjor/Unicamp, através de nosso convênio com a Fundação 3 CIN, da Universidade de Salamanca. Os apoios ficaram por conta da Fapesp, CNPq, Capes, Unicamp, e Instituto Sangari, com o patrocínio exclusivo do BNDES.

O evento recebeu ao longo da execução de suas atividades um total de 29.450 pessoas em todas as sedes do evento, nas cidades de São Paulo, Campinas, Vinhedo e Valinhos, e em sua maioria estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo, mas também recebemos famílias, jovens e adultos interessados no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Empírika teve um público muito amplo (27 mil visitantes) na parte expositiva realizada em São Paulo, em conjunto com a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, a Feteps. Na feira realizamos o Ciência Show em parceria com a Sangari no palco localizado no centro do Expo Barra Funda. Nas cidade de Vinhedo foi instalada a exposição itinerante da Estação Ciência, e também as oficinas da Sangari para reproduzir a experiência já realizada em São Paulo, o local foi o Salão do Centro Cultural de Vinhedo. Jovens, crianças, e famílias de Vinhedo, Valinhos e Campinas puderam partilhar dessa vivência de conceitos científicos por meio de atividades práticas e lúdicas.

O grupo Arte e Ciência no Palco apresentou os espetáculos Big Big Bang Boom! para o público infantil, e Einstein. Em Valinhos no período noturno foram realizadas 8 sessões de observação astronômica, e no período da tarde eram apresentadas palestras sobre Astronomia, a atividades ocorreram no Observatório Astronômico da USP. Outras instituições que participaram do evento foram: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE), Fundação Cecierj, do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Nacional de Córdoba, Hospital A.C.Camargo, Fundação Univesp, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Universidade Federal de Minas Gerais e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ESPANHA 2010

Festival Ibero-americano de Ciência, Tecnologia e Inovação - A primeira edição Empírika foi realizada em Salamanca (Espanha), em novembro de 2010. O evento marcou o lançamento do fórum bienal para o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre C&T entre os países que compõem a Ibero-América. Idealizada pela Fundação 3CIN da Universidade de Salamanca, a Empírika 2010 contou com:

• Participação de 32 instituições científicas de seis países da Ibero-América;
• Visita de mais de 33 mil pessoas;
• Mais de 52 mil visitas em seu site durante os dez dias de realização do evento;
• 14 acordos de cooperação;

21.JPG9.JPG12.JPG15.JPG8.JPG2.JPG23.JPG18.JPG4.JPG10.JPG


AdmirorGallery 4.5.0, author/s Vasiljevski & Kekeljevic.