Desafios Empirikos

Criamos os roteiros, escrevemos e diagramamos todos os manuais de apoio para alunos, professores e avaliadores. Realizamos vídeo conferencias de treinamento de professores, gerenciamos toda a implantação na rede pública, avaliamos e organizamos a cerimônia de premiação, conseguindo também captar parceiros que forneceram a premiação das equipes vencedoras.
 
Descrição Técnica

Integrando-se à programação da Feira Internacional EMPIRIKA 2012, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo solicitou propostas de atividades que envolvesse os alunos da rede estadual de educação em atividades dos eixos temáticos do evento, contudo a atividades deveriam também dar ênfase às ações de formação que já são desenvolvidas na área curricular de Ciências da Natureza, e em especial que fosse desenvolvida uma atividade exclusiva para os alunos da rede pública, desta forma surgiram os Desafios Empirikos.

Vários Desafios foram pensados como estratégias para promoção do desenvolvimento contínuo de competências e habilidades dos alunos, vistos como agentes integrantes e modificadores de sua comunidade. Desafios que lançam aos jovens, estímulos para aflorar o pensamento crítico, ampliar os conhecimentos científicos, as formas alternativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. E, ainda, para a divulgação das produções da escola pública paulista, no âmbito da comunidade científica nacional e internacional, criando novas oportunidades de intercâmbio entre alunos e professores.

Qualidade de vida, sustentabilidade, fontes alternativas de energia, cardápio e meio-ambiente, água, lixo, reciclagem e poluição foram os temas escolhidos para os Desafios. A participação dos estudantes da rede pública de ensino foi mais uma oportunidade para aliar os conhecimentos científicos à criatividade.